Compre este Dominio:vendas@modaebeleza.com.br

Como escolher hidratantes ideais para cada tipo de pele

Como escolher hidratantes ideais para cada tipo de pele

Como escolher hidratantes ideais para cada tipo de

A variedade de cremes hidratantes disponíveis para os consumidores é enorme, com isso as pessoas acabam ficando confusas na hora de adquirir um hidratante para a pele, mesmo porque hoje há cremes e loções específicas para áreas mais ressecadas como joelhos e cotovelos, além de cremes específicos para mãos, pés, e para o restante do corpo. Com tantas opções conheça um pouco mais sobre a hidratação ideal para cada tipo de pele e saiba como cuidar melhor da sua.

Afinal, o que são e para que servem exatamente os produtos hidratantes?

Existem vários tipos de hidratantes, mas qual o mais indicado pra cada pele? Antes vamos descobrir qual a função desses produtos: segundo dermatologistas, a função primordial de todos eles é a mesma, manter a quantidade adequada de água na pele, com moléculas que atraem a água ou que formam uma barreira, evitando o ressecamento. Porém, devido a algumas características específicas de cada tipo de pele, o Ideal é saber qual são as particularidades da sua pele para conseguir hidratá-la com maior eficácia sem prejudicá-la em outros aspectos.

Tipos de hidratação

Além de saber qual tipo de pele é o seu, vale lembrar que existem três principais tipos de hidratação, e um hidratante ideal é aquele que combina mais de um tipo de mecanismo.

Os principais tipos de mecanismos hidratantes são a umectação, a hidratação ativa e a oclusão. O primeiro hidrata retendo a água nas camadas mais superficiais da pele, o segundo promove a hidratação celular, e o último impede a perda de água pelo uso de substâncias oleosas, formando uma película sobre a pele. Por isso sempre observe nas embalagens dos produtos como eles hidratarão a sua pele.

Quanto aos tipos de pele, geralmente são classificados como seca, oleosa, mista ou normal. Veja a seguir algumas características específicas e as propriedades mais indicadas para cada um deles:

A Pele seca é a mais sensível em relação a hidratação. Nesse caso recomenda-se o uso de hidratantes que contenham substâncias antioxidantes, como as vitaminas E, A e C. Esse tipo de pele necessita de produtos mais leves e emolientes para limpeza (que limpem e hidratem ao mesmo tempo) livres de detergentes para não removerem a camada de gordura natural da pele. Quanto mais seca a pele for, mais ingredientes que promovam a hidratação o produto deve ter em sua fórmula. Cosméticos como bases e pós quando usados devem ter uma solução oleosa na sua composição para não desidratarem a pele seca.

A frequência da hidratação dependerá do produto usado. É interessante observar ainda se o produto que escolheu tem filtro solar, caso seja de uso diurno.

Como escolher hidratantes ideais para cada tipo de

A pele oleosa possui brilho característico e maior tendência à acne. Isso acontece devido a produção intensa de sebo pelas glândulas sebáceas, fato que pode ocorrer por diversas causas. Sendo assim, em geral os cuidados com este tipo de pele começam com o uso de sabões para diminuir a oleosidade, que sob a forma líquida provocam menos atrito e evitam irritações.

A água para a limpeza do rosto de quem tem esse tipo de pele deve ser preferencialmente fria, já que as glândulas sebáceas da face são estimuladas em contato com a água quente. Por tanto, para a pele oleosa são contraindicadas formulações hidratantes cremosas e contendo óleos, que podem causar ou agravar um quadro de acne. Porém, diminuir a oleosidade da pele não quer dizer desidratá-la, por isso o hidratante ideal para peles oleosas deve ser livre de óleo, ou seja, produtos em gel ou gel-creme são boas opções. É recomendável ainda usar produtos que contenham filtro solar com fator de proteção de, no mínimo, 15 FPS para proteger a pele de raios nocivos e marcas indesejáveis.

Como escolher hidratantes ideais para cada tipo de

A pele mista apresenta oleosidade na chamada “Zona T” (testa, nariz e queixo), enquanto outras áreas, como a bochecha, tem aspecto seco. O tratamento para este tipo de pele é feito com substâncias que não provocam ressecamento e, ao mesmo tempo, evitam agravar a oleosidade, já que há características tanto da pele seca quanto da oleosa. Os hidratantes ideais para pele mista podem ser em gel ou gel-creme, livres de óleo e, se possível, sempre com filtro solar em sua composição, pelos mesmos motivos da pele oleosa, porém, deve se garantir que o produto não promova o ressecamento da pele, o que seria prejudicial para as áreas mais secas.

A Pele normal é aquela que em geral está em equilíbrio, mas mesmo assim deve ser hidratada para permanecer dessa forma. Para peles normais recomenda-se o uso de hidratantes em loção com base aquosa e fórmulas fluidas que influenciarão o mínimo possível no equilíbrio natural da pele, mas promoverão a hidratação. Já formulações muito oleosas devem ser evitadas, pois podem levar ao aparecimento de espinhas. Bons produtos para este tipo de pele devem conter as vitaminas C, E e A. O filtro solar também deve estar presente nas formulações ou deve ser usado em associação ao hidratante.

Em geral as pessoas costumam saber qual é o tipo de pele que possuem, mas na dúvida consulte um especialista!

Outros fatores que influenciam a hidratação da pele:

Além do seu tipo de pele preste atenção em alguns outros fatores que poderão desequilibrar a hidratação da sua pele fazendo com que os cuidados se intensifiquem:

Fatores climáticos podem favorecer a evaporação da água através da pele, diminuindo o seu grau de hidratação, por isso fique atenta ao se expor intensamente ao vento, sol, frio ou ao ar seco. Além disso, algumas substâncias como detergentes eliminam a gordura da pele que ajuda a reter a sua umidade natural, ou seja, a sua eliminação também favorece a desidratação.

Como escolher hidratantes ideais para cada tipo de

É natural que no processo de envelhecimento o teor de água da pele diminua. Por isso, quanto mais a idade avançar os cuidados devem aumentar.

A hidratação facial e corpórea é muito importante, mas mesmo se os produtos tiverem fator de proteção UV, não se esqueça de usar um filtro solar que acompanhe as características citadas em relação aos hidratantes para cada tipo de pele.

Para o rosto quantidade não é sinônimo de maior hidratação, o ideal é usar uma quantidade semelhante ao tamanho de um grão de ervilha, para o corpo use o quanto for necessário para se sentir confortável e para as mãos podemos abusar! Quanto mais, melhor.

Além disso, não se esqueça de consultar um médico dermatologista sempre que necessário, afinal devemos nos cuidar sempre da melhor forma possível, inclusive da nossa pele, pois ela é um importante cartão de visitas e nada melhor do que cuidar de nós mesmo para nos sentirmos bem e felizes!

Amanda do Prado

0 comentários para "Como escolher hidratantes ideais para cada tipo de pele "
Deixe seu comentário
Nome*:
Email*: (não divulgado)
Website:
Comentário*: