Compre este Dominio:vendas@modaebeleza.com.br

Dicas para escolher a casa de repouso ideal para o idoso

Dicas para escolher a casa de repouso ideal para o idoso

Para decidir sobre esta tarefa nada fácil. Especialistas oferecem informações importantes sobre o que é fundamental para o bem-estar dos idosos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em 40 anos, a população idosa vai triplicar no País e passará de 19,6 milhões (10% da população brasileira), em 2010, para 66,5 milhões de pessoas, em 2050 (29,3%). E, para auxiliar as famílias no cuidado destes idosos, as casas de repousos são cada vez mais, uma opção segura para este grupo de pessoas que precisa receber cuidados apropriados e diários.

Bem-estar dos idosos

Nesta tarefa nada fácil, especialistas dão dicas sobre o que é fundamental para o bem-estar dos idosos. "É necessário um ambiente onde o idoso receba todos os cuidados inerentes às suas necessidades sem deixar de lado o ambiente acolhedor de suas casas incluindo a possibilidade de o idoso tomar sol diariamente. Além disso, a liberdade do acesso aos familiares e possíveis funcionários de confiança, sem restrições de horários ou convivências, o que pode ser decisivo para a saúde do idoso", ressalta o Médico Clinico Geral e Cardiologista e fundador da Morada La Vie, Dr Valdir Lippi Jr.

A nova morada deve ser um lar onde o idoso sinta-se integrado, ao contrário do conceito de abandono. "É necessário que o idoso entenda que a família quer o melhor para o seu ente, proporcionando a ele uma grande gama de cuidados que não poderiam ser realizadas em casa com a mesma excelência", ressalta o médico.

Estrutura física adequada

A estrutura também deve ser padronizada e adequada às exigências da Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros, além do alvará de funcionamento em dia. "Corrimão e piso antiderrapante são obrigatórios, segundo Anvisa. O ambiente claro, limpo e com boa acessibilidade também é importante no dia a dia do idoso", destaca Fisioterapeuta Marcia C. Skora e fundadora da Morada La Vie.

A estrutura de funcionários especializados que receberão os idosos também deve ser levada em conta e estar na lista de exigências das famílias. Por isso, a necessidade do lar possuir uma equipe multidisciplinar. "A Morada La Vie se destaca, pois conta com cuidadores de idosos, terapeuta ocupacional, educador físico, professora de artes, músico, geriatra, além dos proprietários que exercem ativamente as profissões de fisioterapeuta e médico", conta Marcia C. Skora.

Quando escolher

Além de cuidados com as instalações e estrutura de funcionários, a convivência com outros idosos também pode ser fundamental nesta fase da vida. "Principalmente, neste período em que eles se sentem totalmente dependentes. E escolher uma casa que ofereça um ambiente que possua idosos com condições físicas e mentais semelhantes pode fazer toda a diferença no bem-estar do idoso", enfatiza Lippi Jr.

Ao procurar por um bom lar à família deve observar o perfil do idoso. "Existem os independentes ou semi-independentes que não querem se privar de sua privacidade e individualidade em uma residência - sem se preocupar com serviços de hotelaria e cuidados gerais", explica a Fisioterapeuta.

Os idosos em reabilitação após uma alta hospitalar, porém ainda com necessidades de cuidados especiais indisponíveis em sua residência também podem permanecer na casa de repouso onde receberão os cuidados especiais dos profissionais de saúde.

"Também acolhemos os moradores que necessitam de cuidados completos para as atividades básicas de vida, como por exemplo, banho, alimentação e higiene, no qual seria necessário um grande número de funcionários em casa. Além daqueles que necessitam apenas de cuidados durante o dia, onde seus familiares os deixam pela manhã e buscam no fim do dia de trabalho garantindo assim que seu familiar tenha um dia pleno tanto nos cuidados, atividades estimulantes e descanso", ressalta o médico.

Sobre a Morada La Vie

A morada traz a família e ao idoso um ambiente aconchegante, seguro e adequado. Todos os colaboradores são formados e com experiência profissional - para atender a necessidade de cada idoso. Com muita alegria e possibilidade de autonomia, o modelo de hospedagem da Morada La Vie é totalmente diferenciado e único, adequando-se ao momento e horários das famílias.

Entre os serviços disponíveis estão o atendimento humanizado, funcionamento 24h, avaliação clínica e geriátrica, terapia ocupacional, serviços para ambos os sexos, serviços leva e traz, atividades diárias e o local é totalmente protegido. A capacidade atual é para 12 idosos residentes, além dos pacientes que recebem cuidados apenas ao dia.

A morada foi idealizada por dois fundadores, amantes da vida e do cuidado com o próximo. A Fisioterapeuta Marcia C. Skora, pós-graduada em Fisioterapia em Gerontologia, e experiência em Residência de Idosos, Grupos para terceira Idade e Atendimento Domiciliar. E pelo Médico Clínico e Cardiologista, Dr. Valdir Lippi Jr (CRM-PR: 24.890) e professor da disciplina de Clínica médica e Cardiologia da Universidade Positivo.

Serviço:

Morada La Vie

Local: Rua Desembargador Hugo Simas, nº 1435 – Bom Retiro.

Contato: 41 3013-1318 ou pelo e-mail: contato@moradalavie.com.br

0 comentários para "Dicas para escolher a casa de repouso ideal para o idoso"
Deixe seu comentário
Nome*:
Email*: (não divulgado)
Website:
Comentário*: